FEIRA CIENTÍFICA
DE SERGIPE
Notícias
05/11/2014 - 13:10h
A EVOLUÇÃO DA CONTAGEM E A ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Conheça esse trabalho apresentado na CIENART 2014

Orientadora: Silvânia da Silva Costa

Alunos: Artur Neves Cardoso, Lucas da Silva Lima, Lucas Felipe dos Santos Ramos, Otávio Vinícius Nascimento de Oliveira, Vinícius Cardoso de França Araújo

Categoria: Trabalhos escolares

Colégio de Aplicação - UFS - 1º ano Ensino Médio

 

Utilizamos os números habitualmente e sequer nos perguntamos como, quando e em que contexto foram inventados, ou como foi o desenvolvimento da arte de calcular e enumerar elementos até que se configurasse o estágio que estamos vivenciando em nossa sociedade. Como nossos ancestrais contavam? Como as civilizações antigas lidavam com a contagem e com os números? Ao longo de nossa vida escolar, pouco nos indagam ou nos esclarecem sobre tais questões. Em uma abordagem interdisciplinar a conteúdos e conceitos inerentes à Educação Básica,pressupomos uma articulação do conhecimento matemático ao de outras áreas do saber. Ao percebermos a matemática num contexto histórico e social, estamos aos poucos mudando a visão que muitos têm desse componente curricular como algo difícil, criado por gênios e desassociado da realidade e das necessidades da população. Procura-se reconhecer a Matemática como uma ciência que, aos poucos, foi desenvolvida pelos mais diferentes povos, partindo muitas vezes da necessidade e curiosidade humana em retratar ou compreender o mundo. Diante do contexto apresentado, buscamos fazer com que o educando conheça mais sobre o processo pelo qual a humanidade passou até os dias atuais, no que se diz respeito ao desenvolvimento da habilidade de contagem e representação de quantidades. Além disso, pretendemos traçar um perfil de certo público pesquisado no que se diz respeito ao que estes já sabem sobre a História da Matemática e, a partir desses dados, socializaremos conhecimentos inerentes a tal tema.

 



Apoio: CNPq - MCTIC - FAPITEC - SEB/MEC - CAPES - SEED - SEMED - FENEM-SE - SEASE

Home          Apresentaçao          Equipe Executora          Regulamento          Premiação

Inscrições          Calendário          Fotos          Vídeos          Notícias          Downloads          Contato