A FORMAÇÃO DO ALUNO - LEITOR DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO ESTADUAL 28 DE JANEIRO
Conheça esse trabalho apresentado na CIENART 2014
Orientador: Carlos Alexandre Nascimento Aragão
Co-orientadora: Soraya Souza de Carvalho
Bolsistas: Brena de Oliveira Nascimento, Dhina Estefany Félix da Silva Ferreira, Márcia Alves Santana, Risolda Carol Santana do Nascimento
Categoria: PIBIC Jr.
A pesquisa buscou investigar a formação do aluno leitor do 8º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual 28 de Janeiro, pois os discentes sentem dificuldade de, efetivamente, praticar o ato de ler. Essa postura deve-se à falta de uma prática constante da leitura e, em muitos casos, à falta de interesse do educador. Alguns educadores não trazem consigo esse hábito e assim não conseguem incorporar no cotidiano dos estudantes. O colégio fica situado no Alto Sertão sergipano e os sujeitos da pesquisa fazem parte de uma sociedade heterogênea tanto a nível cultural quanto social. Eles são oriundos de familiares que ficam entre o exercício da leitura ou não há nenhuma manifestação dessa prática pelo fato de os pais não terem um nível de escolaridade avançado, mas acreditam que sem a leitura o indivíduo não terá muito progresso social. Diante disso, a escola passa a ser o lugar em que essa prática será efetuada e adquirida com sucesso pelos seus herdeiros.