FEIRA CIENTÍFICA
DE SERGIPE
Feira Científica de Sergipe - Regulamento

REGULAMENTO CIENART-SE 2018 – PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

 

(Projetos coordenados por professores a partir do 6º ano do ensino fundamental até o final do ensino médio, de colégios públicos e particulares do estado de Sergipe)

 

 

1. Inscrições:
As inscrições devem ser feitas online no site www.cienart-se.com.br, pelo professor coordenador da equipe. O prazo final para as inscrições é 30/junho/2018.

2. Modalidades:
A: Palco (Ciência, Tecnologia e Artes) escolas públicas e particulares – 6º ao 9º ano e ensino médio.
B: Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escola pública – 6º a 9º ano.

C: Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escola pública – ensino médio.

D: Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escola particular – 6º a 9º ano.
E: Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escola particular – ensino médio.


3. Equipes

Coordenador do projeto: O coordenador do projeto deve ser um professor lecionando em turma(s) de 6º ano de ensino fundamental até 3º ano do ensino médio, ou 4o ano do ensino profissionalizante, em escola pública ou particular do estado de Sergipe, no ano da Feira ou no ano anterior. Cada equipe deve ter apenas um professor coordenador e este será responsável pela inscrição do trabalho, envio do artigo, fornecimento de informações e repasse à equipe das instruções relativas à apresentação.

 

Professor colaborador: Cada equipe pode ter 1 a 3 professores colaboradores, em regência de classe no ensino fundamental, médio ou superior.

 

Alunos: as equipes devem ter no mínimo 2 (dois) e no máximo 10 (dez) alunos do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, ou 4o ano do ensino profissionalizante da Educação Básica, regularmente matriculados em instituição de ensino no estado de Sergipe. Trabalhos inscritos sem o número mínimo de 2 (dois) alunos serão desclassificados. Alunos de séries diferentes e/ou escolas diferentes podem fazer parte de uma mesma equipe. No caso de alunos de séries diferentes, a equipe será avaliada de acordo com a série mais avançada. No caso de equipes com alunos de escolas públicas e particulares, a equipe será classificada junto às escolas particulares.

 

PIBICJr: Trabalhos desenvolvidos por bolsistas PIBICJr devem ser inscritos em uma das modalidades detalhadas no item 2, respeitando o número mínimo de 2 (dois) alunos por trabalho.

 

4. Número máximo de trabalhos
Professor/colégio: não há limite de trabalho por colégio. Não há limite de trabalho por professor (colaborador ou coordenador de projeto).

 

Aluno: cada aluno só poderá estar inscrito em um trabalho de cada modalidade. Caso seja detectada a participação do mesmo aluno em dois projetos de uma mesma modalidade, os dois trabalhos poderão ser desclassificados.

 

5. Pré-Seleção:
Serão pré-selecionados trabalhos de palco e bancada, de acordo com a disponibilidade de tempo (para palco) e espaço (para os stands), atendendo aos seguintes critérios:

1. Todos os trabalhos envolvendo bolsistas de PIBICJr serão pré-selecionados.

2. Projetos que deram continuidade aos trabalhos premiados até o terceiro lugar geral em 2017 serão pré-selecionados.

3. Será pré-selecionado pelo menos um (1) trabalho de cada município do estado de Sergipe com trabalho inscrito.

4. Os demais trabalhos serão avaliados e pré-selecionados de modo a garantir o maior número possível de escolas participantes. Os critérios de seleção para trabalhos de bancada serão: caráter investigativo, interdisciplinaridade e inovação, relação com o conteúdo didático. Os critérios de seleção para trabalhos de palco serão: relação entre arte e ciência/tecnologia, criatividade e inovação, relação com o conteúdo didático.

5. Casos omissos ou excepcionais serão decididos pela equipe CIENART, não cabendo recurso.

 


6. Data e Local:

A Feira Científica de Sergipe será realizada no dia 27 de outubro de 2018, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe.

 

 7. Apresentações:
Os trabalhos serão apresentados exclusivamente em bancada ou em palco. Trabalhos com o mesmo título não podem ser inscritos em mais de uma modalidade. Um mesmo aluno não pode participar do trabalho de palco e de bancada.

 

Os trabalhos de bancada serão apresentados de 8h às 15h. Durante TODO o período deverá permanecer junto ao trabalho pelo menos 30% dos membros da equipe, incluindo o orientador ou colaborador.

 

O pôster apresentado deve seguir o modelo da CIENART, que será divulgado a partir de 30 de setembro.

 

As equipes apresentando em bancada devem trajar o fardamento da escola.

 

Os trabalhos de palco pré-selecionados deverão ser apresentados em etapa eliminatória, em data a ser definida pela organização do evento. Os finalistas serão apresentados no palco da Feira CIENART. A duração dos trabalhos de palco deve ter duração mínima de 5 min e máxima de 15 min.

 

A apresentação dos trabalhos finalistas no palco da Feira CIENART acontecerá a partir de 11h30 (onze horas e trinta minutos).

 

 8. Logística e infraestrutura:

Para apresentação de trabalhos em bancada, será disponibilizada uma bancada de 2m (composta por 2 mesas plásticas quadradas de 1mX1m) com toalha, espaço para UM pôster e um ponto de energia elétrica. O pôster deverá ser impresso de acordo com o padrão do evento, que será divulgado a partir de 30 de setembro. A impressão do pôster é de responsabilidade da equipe. Não serão disponibilizadas extensões, fitas adesivas, computadores, etc. Cada equipe deve se planejar para levar tudo o que achar necessário. Não serão permitidos projetores e telas. Vídeos e slides devem ser apresentados em notebooks da própria equipe. Cada equipe deverá se limitar a usar o espaço disponibilizado, não podendo colocar material adicional nas laterais do stand ou corredores da Feira. Os equipamentos são de responsabilidade de cada equipe. Mochilas, pastas e outros materiais alheios à exposição devem ficar sob a bancada e são de responsabilidade de cada equipe.

 

Trabalhos com vídeos e som, fotos e apresentações de slides devem ser apresentados em bancada.

 

Apresentações teatrais, de dança e musicais devem ser inscritas na categoria Palco. Para a apresentação, será disponibilizado palco com 5m por 8m, aproximadamente, com sistema de som e 2 microfones. Os figurinos e cenários para as apresentações artísticas são de responsabilidade de cada equipe. Não será disponibilizada bancada para equipes inscritas para apresentação no palco. A duração dos trabalhos de palco deve ser de 5 a 15 minutos.

 

A CIENART oferece alimentação apenas aos membros efetivamente presentes das equipes pré-selecionadas e inscritas na Feira. Não nos responsabilizamos pela alimentação dos visitantes.

 

A CIENART não se responsabiliza pelo transporte das equipes até o local do evento.   

 

 

9. Segurança e som:
Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas ou do espaço físico. Fica proibida toda e qualquer atividade que envolva crueldade com animais.

Trabalhos com vídeos e som devem ser apresentados com fone de ouvido para os visitantes, ou com o som baixo, de modo a não atrapalhar o stand vizinho.

 

10. Artigo:
Cada equipe pré-selecionada deverá enviar um artigo com o relato do trabalho, por e-mail (cienart.sergipe@gmail.com) até 30/09.  

 

O artigo dos trabalhos apresentados em bancada deverá ter no mínimo 3 e no máximo 5 páginas, incluindo figuras, e seguir o modelo estabelecido pela organização da CIENART.

 

O não envio do artigo até a data limite resultará no cancelamento do trabalho.

 

11. Publicação dos artigos:

Após a Feira, serão selecionados artigos para publicação na Revista Feira de Ciência & Cultura.

 

12. Avaliação:

A avaliação dos trabalhos em bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) será feita por professores da UFS, Unit ou IFS, ou por pesquisadores de Institutos de Pesquisa.

 

Os itens de avaliação dos trabalhos em bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) serão:

 

 i. caráter investigativo (O trabalho seguiu metodologia científica? A metodologia seguida ficou clara no banner ou no material apresentado ou na apresentação?),

ii. interdisciplinaridade e inovação (Nível de interesse despertado pelo trabalho),
iii. contribuição para o processo de ensino-aprendizagem (Foram abordados conteúdos curriculares de uma ou mais áreas?) ,
iv. organização e apresentação da bancada (O material apresentado está relacionado trabalho desenvolvido? O material apresentado está bem confeccionado?
v. desempenho dos expositores (Havia pelo menos 2 membros da equipe expondo o trabalho? O trabalho foi exposto com clareza? Os apresentadores tinham domínio do conteúdo?),
vi. artigo.

 

A avaliação da categoria Palco (teatro, dança e música) será feita por artistas ou professores da área.

 

Os itens de avaliação dos trabalhos em palco serão:

 

i. relação entre arte e ciência/tecnologia,
ii. qualidade da apresentação, coerência entre o trabalho apresentado em palco e o trabalho enviado em vídeo.
iii. interdisciplinaridade, inovação, contribuição do trabalho para o processo de ensino-aprendizagem,

iv. atendimento ao tempo máximo de 20 min.
v. artigo.

 

 

13. Premiação:

A premiação acontecerá a partir de 15h. Somente receberão os prêmios as equipes que subirem ao palco.

 

Será premiado o trabalho de palco (modalidade A) com maior pontuação. Nas demais modalidades (B,C,D e E), serão premiados os 2 (dois) trabalhos com maior pontuação em cada modalidade. Os premiados receberão medalhas e certificado de premiação.

 

Os demais trabalhos indicados pela comissão avaliadora poderão receber menção honrosa.

 

O coordenador do trabalho com maior pontuação na classificação geral receberá taxa de bancada no valor de R$ 1500,00 (mil e quinhentos reais) para realização do próximo projeto, com o compromisso de apresentar o trabalho na CIENART 2019.

 

O coordenador do trabalho com a segunda maior pontuação na classificação geral receberá taxa de bancada no valor de R$ 1000,00 (mil reais) para realização do próximo projeto, com o compromisso de apresentar o trabalho na CIENART 2019.

 

O coordenador do trabalho com a terceira maior pontuação na classificação geral receberá taxa de bancada no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) para realização do próximo projeto, com o compromisso de apresentar o trabalho na CIENART 2019.

 

Apenas para as escolas públicas: as 10 (dez) equipes de escola pública com maior pontuação na classificação geral receberão bolsa de PIBICJr, sendo 1 bolsa por equipe.

 

 

 

baixar o regulamento: regulamentoCIENART2018.pdf


 

 



Apoio: CNPq - MCTIC - FAPITEC - SEB/MEC - CAPES - SEED - SEMED - FENEM-SE - SEASE

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