Feira Estadual de Ciências,
Tecnologia e Artes de Sergipe
Cienart - Regulamento

REGULAMENTO CIENART-SE 2017

 

1. Inscrições:
As inscrições devem ser feitas online no site www.cienart-se.com.br, pelo professor coordenador da equipe. O prazo final para as inscrições é 30/junho/2017.

2. Modalidades:
1) Palco (Ciência, Tecnologia e Artes) escolas públicas e particulares – 6º ao 9º ano e ensino médio.
2) Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escola pública – 6º a 9º ano.

3) Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escola pública – ensino médio.

4) Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escola particular – 6º a 9º ano.
5) Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escola particular – ensino médio.


3. Equipes

Coordenador do projeto: O coordenador do projeto deve ser um professor lecionando em turma(s) de 6º ano de ensino fundamental até 3º ano do ensino médio, ou 4o ano do ensino profissionalizante, em escola pública ou particular, no ano da Feira ou no ano anterior. Cada equipe deve ter apenas um professor coordenador e este será responsável pela inscrição do trabalho, envio do artigo, fornecimento de informações e repasse à equipe das instruções relativas à apresentação.

 

Professor colaborador: Podem fazer parte da equipe professores colaboradores, sem limite de número.

 

Alunos: as equipes devem ter no mínimo 2 (dois) e no máximo 10 (dez) alunos regularmente matriculados entre o 6º ano do fundamental e o 3º ano do ensino médio, ou 4o ano do ensino profissionalizante da Educação Básica. Trabalhos inscritos sem o número mínimo de 2 (dois) alunos serão desclassificados. Alunos de séries diferentes e/ou escolas diferentes podem fazer parte de uma mesma equipe. No caso de alunos de séries diferentes, a equipe será avaliada de acordo com a série mais avançada. No caso de equipes com alunos de escolas públicas e particulares, a equipe será classificada junto às escolas particulares.

 

PIBICJr: Trabalhos desenvolvidos por bolsistas PIBICJr devem ser inscritos em uma das modalidades detalhadas no item 2, respeitando o número mínimo de 2 (dois) alunos por trabalho.

 

4. Número máximo de trabalhos
Professor/colégio: não há limite de trabalho por colégio. Não há limite de trabalho por professor (colaborador ou coordenador de projeto).

 

Aluno: cada aluno só poderá estar inscrito em um trabalho de cada modalidade. Caso seja detectada a participação do mesmo aluno em dois projetos de uma mesma modalidade, os dois trabalhos poderão ser desclassificados.

 

5. Pré-Seleção:
A pré-seleção dos trabalhos a serem apresentados na CIENART será feita por consultores ad hoc (pesquisadores e artistas locais). Apenas os trabalhos pré-selecionados serão apresentados na Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe.

6. Data e Local:
Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe será realizada no dia 27 de outubro de 2017, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe.

 

 7. Apresentações:
Os trabalhos serão apresentados exclusivamente em bancada ou em palco. Trabalhos com o mesmo título não podem ser inscritos para palco e bancada.

 

Os trabalhos de bancada serão apresentados de 8h às 15h. Durante TODO o período deverá permanecer junto ao trabalho pelo menos 30% dos membros da equipe, incluindo o orientador ou co-orientador.

 

O pôster apresentado deve seguir o modelo da CIENART, que será divulgado a partir de 30 de setembro. As equipes apresentando em bancada devem trajar o fardamento da escola.

 

Os trabalhos de palco deverão ser gravados na forma de vídeo para a primeira etapa da seleção. Cada vídeo deve estar disponível no youtube e o link deve ser enviado por e-mail, pelo coordenador do projeto, para cienart.sergipe@gmail.com, até 30 de setembro.

 

A lista dos vídeos pré-selecionados será divulgada no dia 14 de outubro na página da CIENART. Apenas os trabalhos pré-selecionados serão apresentados no palco da Feira CIENART. A duração dos trabalhos de palco deve ser de 5 a 20 minutos.

 

A apresentação dos trabalhos finalistas no palco da Feira CIENART acontecerá a partir de 11h (onze horas).

 

 8. Espaço disponível:
Para apresentação de trabalhos, será disponibilizada uma bancada de 2m com toalha, espaço para UM poster e um ponto de energia elétrica. O pôster deverá ser impresso de acordo com o padrão do evento, que será divulgado a partir de 30 de setembro. A impressão do pôster é de responsabilidade da equipe. Não serão disponibilizadas extensões, fitas adesivas, computadores, etc. Cada equipe deve se planejar para levar tudo o que achar necessário. Não serão permitidos projetores e telas. Vídeos e slides devem ser apresentados em notebooks da própria equipe. Os equipamentos são de responsabilidade de cada equipe. Mochilas, pastas e outros materiais alheios à exposição devem ficar sob a bancada e são de responsabilidade de cada equipe.

 

Trabalhos com vídeos, fotos e apresentações de slides devem ser apresentados em bancada.

 

Apresentações teatrais, de dança e musicais devem ser inscritas na categoria Palco. Para a apresentação, será disponibilizado palco com 5m por 8m, aproximadamente, com sistema de som e 2 microfones. Os figurinos e cenários para as apresentações artísticas são de responsabilidade de cada equipe. Não será disponibilizada bancada para equipes inscritas para apresentação no palco.

 

9. Segurança:
Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas ou do espaço físico. Fica proibida toda e qualquer atividade que envolva crueldade com animais.

 

10. Artigo:
Cada equipe deverá enviar um artigo com o relato do trabalho, por e-mail (cienart.sergipe@gmail.com) até 30/09.  

 

O artigo dos trabalhos apresentados em bancada deverá ter no mínimo 3 e no máximo 5 páginas, incluindo figuras, e seguir o modelo estabelecido pela organização da CIENART. O artigo dos trabalhos apresentados em palco deverá ter apenas 1 página, com o resumo e de 3 a 5 figuras. O artigo será um dos itens de julgamento do trabalho.

 

O não envio do artigo até a data limite resultará no cancelamento do trabalho.

 

11. Publicação dos artigos:

Após a Feira, serão selecionados artigos para publicação na Revista Feira de Ciência & Cultura.

 

12. Avaliação:

A avaliação dos trabalhos em bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) será feita por professores da UFS, Unit ou IFS, ou por pesquisadores de Institutos de Pesquisa.

 

Os itens de avaliação dos trabalhos em bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) serão:

 

 i. caráter investigativo (O trabalho seguiu metodologia científica? A metodologia seguida ficou clara no banner ou no material apresentado ou na apresentação?),

ii. interdisciplinaridade e inovação (Nível de interesse despertado pelo trabalho),
iii. contribuição para o processo de ensino-aprendizagem (Foram abordados conteúdos curriculares de uma ou mais áreas?) ,
iv. organização e apresentação da bancada (O material apresentado está relacionado trabalho desenvolvido? O material apresentado está bem confeccionado?),
v. desempenho dos expositores (Havia pelo menos 2 membros da equipe expondo o trabalho? O trabalho foi exposto com clareza? Os apresentadores tinham domínio do conteúdo?),
vi. artigo.

 

A avaliação da categoria Palco (teatro, dança e música) será feita por artistas ou professores da área.

 

Os itens de avaliação dos trabalhos em palco serão:

 

 

i. avaliação do vídeo,
ii. relação entre arte e ciência/tecnologia,
iii. qualidade da apresentação, coerência entre o trabalho apresentado em palco e o trabalho enviado em vídeo.
iv. interdisciplinaridade, inovação, contribuição do trabalho para o processo de ensino-aprendizagem,

v. atendimento ao tempo máximo de 20 min.
vi. artigo.

 

 

13. Premiação:

A premiação acontecerá a partir de 15h. Somente receberão os prêmios as equipes que subirem ao palco.

 

Serão premiados os 2 (dois) trabalhos com maior pontuação em cada modalidade. Os premiados receberão medalhas e certificado de premiação.

 

As equipes de escola pública premiadas receberão 1 bolsa de PIBICJr.

 

Os coordenadores dos dois trabalhos com maior pontuação na classificação geral receberão taxa de bancada para realização do próximo projeto.

 

 

 


 

 

 

 



Apoio: CNPq - MCTI - SEB/MEC - CAPES - SEED - SEMED - FENEM-SE - SEASE

Home          Apresentaçao          Equipe Executora          Regulamento          Premiação

Inscrições          Calendário          Fotos          Vídeos          Notícias          Downloads          Contato